Produtos

Consultoria Financeira

Com o objetivo de melhorar os resultados de forma inteligente e estruturada, oferecemos soluções em gestão para diversos segmentos, com alta qualidade e atendimento personalizado.

A Consultoria Financeira se baseia na parceria com seus clientes, buscando as melhores soluções de gestão para atingir os objetivos propostos e a excelência operacional. Por tudo isso, acreditamos que seremos de fundamental importância na melhora do desempenho de sua empresa e que teremos uma relação de longo prazo onde poderemos crescer juntos e alcançar novos horizontes.

Em todo caso, a Consultoria Financeira consiste em apoiar a Controladoria na geração de informações úteis para tomada de decisão empresarial, com maior assertividade e menor risco. Normalmente, referem-se a:

  • Apoio na implantação e desenvolvimento da contabilidade gerencial.
  • Apresentação de resultado por cliente, produto, processo, unidade de negócios...
  • Preparação de simulador para apoio à tomada de decisão.
  • Apoio na precificação estratégica baseada em gastos, posicionamento e marketing.
  • Definição, cálculo e apresentação dos KPI's (Key Performance Indicators).
  • Implantação do sistema OKR (Objective Keys Results).
  • Implantação da metodologia OBZ e acompanhamento dos resultados alcançados.

Dentre seus objetivos estão:

Redução do risco empresarial

Melhora no processo decisório

Gestão inteligente das informações

Redução estratégica de gastos

Maximização do Lucro

Preparação da empresa para foco nos objetivos

Áreas de Trabalho:

Gestão de Lucro

As empresas sempre buscam a maximização dos resultados e a Gestão do Lucro visa auxiliar os gestores a conhecer melhor sua estrutura de gastos, qual o melhor produto ou serviço, como melhorar o seu lucro e qual o seu ponto de equilíbrio. Dentre outras informações que ajudarão a sua empresa a tomar decisões mais assertivas, sempre com o menor risco possível.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Quanto eu tenho que vender para alcançar meus objetivos?
  • Qual o resultado das minhas unidades de negócios?
  • Qual o meu melhor cliente?
  • Como aumentar a lucratividade da minha empresa?
  • Quanto é a rentabilidade dos meus produtos?

Características da consultoria:

  • Demonstração de resultados por custeio variável piramidal. O modelo mais moderno de análise de resultados.
  • Apresentação do resultado por unidade de negócios, produto ou serviço e tipo de cliente, fundamentais para a tomada de decisão
  • Avaliação da estrutura atual de gastos e definição do modelo ideal frente aos cenários de incertezas.
  • Utilização de benchmarking para melhorar eficiência.
  • Avaliação das políticas de comissionamento, de descontos e de indicadores para medir eficácia e eficiência dos departamentos.

Objetivos:

  • Definição de melhor estrutura de gastos para a empresa.
  • Definição do Ponto de Equilíbrio e da Alavancagem Operacional.
  • Simulador de resultados para apoiar a tomada de decisão.
  • Redução estratégica de gastos.
  • Maximização do Lucro.
Análise Econômico-Financeira

As empresas precisam conhecer melhor os seus resultados e sua estrutura de capital, para tomar decisões mais acertivas e reduzir o risco empresarial. A criação do book de análise auxilia os gestores nesse processo e dá ferramentas para uma tomada de decisão racional.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

Cálculo e análise dos principais indicadores:

  • Econômicos.
  • Financeiros.
  • Estruturais.
  • Prazos Médios.
  • Ciclos Econômico e Financeiro.

Objetivos:

  • Redução do risco na tomada de decisão.
  • Decisões mais racionais e objetivas.
  • Avaliação da capacidade de solvência.
  • Detectar pontos fortes e fracos da empresa.
  • Facilitar o crédito em instituições financeiras.
Gerenciamento e Viabilidade de Projetos

Todo novo projeto surge de uma grande ideia ou de um sonho do empresário e nosso papel é analisar se existe viabilidade de implantação deste novo projeto, se é necessário fazer ajustes para que ele se torne viável e como gerenciar esse projeto para que o sonho se transforme em realidade.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Quais os projetos que deverão ser considerados estratégicos e estruturantes em âmbito empresarial?
  • Com base nas estimativas de custos e despesas de cada projeto, quais destes agregam valor econômico?
  • Quais os riscos envolvidos em cada projeto?
  • Como elaborar cronograma e uso de recursos do projeto?
  • Como monitorar o andamento dos projetos estruturantes?

Características da consultoria:

  • Gerenciamento de cronograma e recursos alocados no projeto.
  • Monitoramento de custos e despesas dos projetos.
  • Análise e avaliação de riscos de projetos.
  • Viabilidade Econômico-Financeira dos projetos.
  • Dashboard integrado de gerenciamento de projetos.

Objetivos:

  • Melhora a capacidade de gerenciamento de projetos.
  • Melhora a comunicação e interação entre os stakeholders.
  • Permite avaliar os riscos e potenciais rentabilidades dos projetos.
  • Permite avaliar desempenho dos gestores de projeto através de metas pactuadas.
  • Possibilita maior controle de gastos e alocação de recursos.
  • Permite identificar e documentar lições aprendidas.
Governança e Compliance

As organizações buscam estar alinhadas com as melhores práticas de gestão e nada mais importante que uma boa governança corporativa para dar segurança aos investidores e gestores, gerando um maior sucesso de longo prazo e aumentando a assertividade quanto a criação de valor para o acionista.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Quais os fundamentos de governança da minha empresa?
  • Quais são os riscos estratégicos e operacionais do meu empreendimento?
  • Ao decidir sobre determinado investimento, meus funcionários estão alinhados com minha estratégia?
  • Como maximizar o Value Based Management?
  • Quais são as ferramentas de incentivo e monitoramento do meu empreendimento?
  • Quais são os conflitos de interesses dentro da minha organização?

Características da consultoria:

  • Gestão de riscos.
  • Gestão de políticas e conformidade.
  • Gestão de mudanças.
  • Gestão de auditorias.
  • Gestão da estratégia e do desempenho.
  • Gestão dos processos de negócio.

Objetivos:

  • Facilita uma gestão eficaz, empreendedora e prudente.
  • Proporciona maior o sucesso de longo prazo para uma empresa.
  • Ajuda a compreender, questionar e aprimorar os processos e condutas das organizações.
  • Permite criação de um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento.
  • Aumenta a assertividade quanto a geração de valor e a sustentabilidade de longo prazo.
  • Permite melhor alinhamento das expectativas dos sócios com dos funcionários.
Orçamento Empresarial

O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o futuro das empresas, mas transformá-lo em orçamento ajuda os gestores a entender melhor seu papel no plano estratégico, auxilia na gestão dos gastos e no acompanhamento das receitas.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Meu plano estratégico vai gerar resultado?
  • Vou precisar captar recurso no mercado?
  • O que tenho que fazer para alcançar meus objetivos?
  • Se o ambiente mudar, o que acontece com meu resultado?
  • Quais ajustes devo fazer para ter o lucro desejado?

Características da consultoria:

  • Projeções baseadas no plano estratégico da empresa, utilizando metodologia OKR e construção de KPI's.
  • Orçamento participativo, envolvendo os gestores da organização com cenários pessimistas, realistas e otimistas.
  • Projeção para os próximos três anos envolvendo cenários de incertezas e gestão de riscos.
  • Controle orçamentário a partir de acompanhamento do resultado alcançado.
  • Preparação do relatório de desempenho mensal, trimestral e anual.
  • Projeção do Forecast com ações corretivas.

Objetivos:

  • Aumento da capacidade de gestão financeira.
  • Dar forma financeira ao plano estratégico.
  • Parâmetro objetivo para avaliar desempenho.
  • Redução das incertezas.
  • Preparação da empresa para alcançar os objetivos.
  • Previsão dos resultados.
Precificação Estratégica

O preço de produtos e serviços não é uma decisão apenas financeira da empresa, mas sim um instrumento importante de posicionamento estratégico. Nossa função é garantir que a empresa trabalhe com os preços corretos, tanto na busca da rentabilidade, quanto do posicionamento do produto ou serviço.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Meu produto está dando lucro?
  • Como materializar de forma mais assertiva os valores agregados dos meus produtos?
  • Meu preço está alinhado com minhas metas empresariais?
  • Qual minha política de descontos e de comissionamento?
  • Qual impacto da minha política preço e recebimento no fluxo de caixa?

Características da consultoria:

  • Formação de preços baseada em custos.
  • Formação de preços baseada analisando questões mercadológicas e de percepção de valor.
  • Formação de preços baseada em posicionamento estratégico e metas.
  • Formação de preços baseada no posicionamento desejado frente aos concorrentes.

Objetivos:

  • Definição mais assertiva do preço de produtos e serviços.
  • Criação de política de desconto, comissionamento e recebimento.
  • Materialização de valores racionais e emocionais.
  • Melhor posicionamento de mercado.
  • Maximização do Lucro.
Captação e Aplicação de Recursos

No mundo empresarial é natural que as empresas precisem captar recursos, tanto para investimentos quanto para operacionalização. Avaliar as melhores fontes existentes e auxilia os empresários a tomar o recurso com o menor custo e no prazo ideal para as necessidades da empresa.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Como captar recursos financeiros para empresas?
  • Quais as fontes de capitais e seus respectivos custos e riscos?
  • Como elaborar um plano de captação de recursos?
  • Quais os papéis públicos e/ou privados mais convenientes para aplicar recursos empresariais na atual conjuntura?
  • Quais os possíveis benefícios fiscais a partir da captação ou aplicação de recursos?

Características da consultoria:

  • Priorização e seleção de projetos estruturantes.
  • Análise e comparação de custo de captação de recursos.
  • Plano de reestruturação de dívidas de empresa.
  • Análise de regimes tributários com maiores benefícios fiscais.
  • Análise e proposição de carteira SMI de investimentos financeiros.

Objetivos:

  • Possibilita diversificação de risco empresarial.
  • Permite apropriar-se de benefícios fiscais.
  • Permite captar recursos no financiamento de projetos de grande montante com co-participação.
  • Permite análise de fonte mais segura e barata para captação de recursos empresariais.
Valuation

A Conhecer o valor da empresa no mercado é uma ferramenta importante para avaliar se suas decisões estão gerando riqueza para a organização e frente uma possível venda ou entrada de novo sócio no negócio.
Desafios e questionamentos que vamos ajudar você a responder:

  • Qual valor da empresa frente a uma possível venda ou entrada de sócio?
  • Frente ao custo médio ponderado de capital, estou criando ou destruindo valor?
  • Qual valor dos intangíveis da minha empresa (marca, carteira de clientes, capital intelectual)?
  • Como minhas decisões operacionais e estratégicas impactam o fair value da empresa?
  • Quais aspectos que desvalorizam o negócio perante a concorrência e mercado financeiro?
  • Quais oportunidades na minha área de atuação e quais os riscos da empresa no mercado?

Características da consultoria:

  • Fluxo de caixa descontado analisando WACC.
  • Análise do Valor Econômico Agregado.
  • Múltiplos de mercado.
  • Valuation pré e pós investimento.
  • Valuation de liquidação.

Objetivos:

  • Criação de indicadores estratégicos que proporcionam gestão baseada em valor.
  • Ajuda a reconhecer boas oportunidades.
  • Mapeamento dos impactos de decisões estratégicas no desempenho da empresa.
  • Melhor entendimento de como o negócio está configurado, seja para análise do comprador, investidor ou empresário.
  • Identifica pontos vulneráveis e analisa diferentes cenários e riscos.
  • Evidencia uma eventual necessidade de capital (seja próprio ou de terceiros).